VENDAS DE DISCOS EM PORTUGAL: GALARDÕES, DISCOS MAIS VENDIDOS, ETC...



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Top AFP

As tabelas da AFP deixaram de ser transmitidas na televisão após o fim do programa "Top+" em Dezembro de 2012.

TELEVISÃO

O "TOP +"  era um programa semanal produzido com o objectivo de divulgar o Top Nacional de Vendas elaborado pela Associação Fonográfica Portuguesa.

Era um dos programas mais antigos da televisão portuguesa. O TOP + nasceu na RTP em 29 de Setembro de 1991. A autoria do programa foi de António Avelar Pinho e o realizador era Diamantino Ferreira. O programa foi produzido por entidades como a Miragem, a Edipim ou mais recentemente a Valentim de Carvalho.

Pela apresentação do programa passaram nomes como Catarina Furtado (1991-1992), João Vaz (1991-1993), Sofia Louro (), Susana Oliveira, Margarida André e Lara Maia (1994-1996), Elisabete Caixeiro (), Carla Caldeira (), Pedro Ribeiro (1997-2001), Rita Seguro (1997-2000), Maria João Simões (2000-2002), José Carlos Malato e Ana Lamy (2002), Francisco Mendes e Isabel Figueira (2002-2012).

A AFP vai procurar manter o programa negociando a sua transmissão com outros canais de televisão.

RÁDIO

Na rádio são divulgadas parcialmente, apenas com nomes lusófonos, no programa "Hotel Internacional" da RDP Internacional. A Rádio Comercial, na década de 1990, chegou a ter uma rubrica (Top A.F.P.) em que semanalmente eram divulgadas as novas tabelas:

A Comercial é a Rádio Oficial do Top Nacional de música, e às 4ªs feiras, ao meio-dia, antecipa-se e diz-lhe quais os discos mais vendidos em Portugal.
As subidas e as descidas, o desfile dos melhores, com apresentação e edição de João Vaz comentários de João Pedro Bandeira
INTERNET/OUTROS

Na internet são divulgadas apenas nos sites Cotonete, Artistas e Espectáculos, Portuguese Charts e AFP. Actualmente o site Portuguese Charts é o único que permite consultar as tabelas de datas anteriores ao contrário do que acontecia anteriormente nos sites da AFP ou A&E.

As tabelas deixaram de ser divulgadas pela agência Lusa o que também levou à diminuição do númeiro de meios de comunicação em que as tabelas são divulgadas.

SITE DA AFP

Um verdadeiro top científico, o primeiro electrónico em toda a Europa, a par do britânico, só aconteceu em 1997, com a Associação Fonográfica Portuguesa (AFP).
 
As tabelas são elaboradas pela AC Nielsen. Apesar da sofisticação do sistema, lançado em Março de 1997, lamenta-se que o site da AFP não contenha mais informação (discos mais vendidos, galardões, tabelas anteriores, curiosidades, etc) e que a informação sobre os discos mais vendidos em cada ano não estejam a ser divulgados com mais rapidez.

Sem comentários: