tag:blogger.com,1999:blog-5651593912600083289.post7098313655471570927..comments2023-12-29T12:52:23.152+00:00Comments on VENDAS DE DISCOS EM PORTUGAL: Vendas de discos 2000adfghttp://www.blogger.com/profile/04387202556305715313noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-5651593912600083289.post-81865291016394358452019-12-19T14:59:20.910+00:002019-12-19T14:59:20.910+00:00Sinais de crise em Portugal - Levantamento do prim...Sinais de crise em Portugal - Levantamento do primeiro semestre mostra resultados globais positivos, mas o Verão apresenta sinais de forte quebra<br /><br />Mercado discográfico. O retalho tradicional revela já os sinais da crise anunciada no sector<br /><br />Contra a tendência que dominou o comportamento de muitos dos grandes mercados internacionais no primeiro semestre deste ano, o levantamento revelado pela Associação Fonográfica Portuguesa aponta um crescimento da facturação total na ordem dos 9,5 % face aos resultados de 2000.<br /><br />Contudo, segundo revou ao DN Tozé Brito, o homem da frente da Universal Music Portugal, esses valores reflectem uma facturação positiva que se deve ao facto de se terem vendido mais CD full price e a uma subida ligeira do preço dos discos. Em unidades absolutas, houve no primeiro semestre uma descida de cerca de 2 % a 3 %. Tozé Brito acrescentou que Julho e Agosto apresentam, todavia, valores bem mais preocupantes. Em Julho a facturação esteve já 20 % abaixo dos valores do mesmo mês em 2000. E em Agosto a descida foi já além dos 20 %.<br /><br />O cenário, "preocupante", nas palavras do executivo da editora líder do mercado português, deve-se a seu ver a duas causas essenciais: "Em primeiro lugar o aumento da cópia privada, mais implantado que está o CD-R, que neste momento come uma fatia de mercado terrível. Em segundo lugar há problemas no retalho". Tozé Brito admite que as cadeias de lojas estão a passar sérias dificuldades e que quase toda a compra de produto está concentrada em muito poucos clientes. "Este cenário vem em benefício das grande superfícies e dos armazenistas e em detrimento de cadeias de retalho tradicional como a Valentim de Carvalho, Strauss, Loja da Música e Simões Nunes". Tozé Brito aponta a Fnac como a única cadeia de lojas que consegiu resistir e furar o cenário vigente.<br /><br />O momento de crise não é exclusivo português. Segundo um relatório semelhante divulgado pela Recording Industry Association of America (orgão máximo do maior mercado discográfico mundial), as quebras de vendas totais na ordem dos 4,4 % (face aos resultados de idêntico período em 2000) são atribuídas não só ao crescimento da actividade "pirataria caseira" em CD-R, como também ao crescimento impressionante do consumo de DVD. Só na área do DVD musical, o aumento de vendas nos Estados Unidos foi, no primeiro semestre deste ano, de 99,2 %. Impressionante!<br /><br />De uma análise do levantamento do mercado português destaca-se igualmente um crescimento de vendas de DVD na ordem dos 230 %. Estamos, contudo, ainda numa base relativamente baixa de unidades, representando esse valor de crescimento um aumento de 12 mil para 46 mil unidades. No primeiro semestre deste ano cresce ainda o mercado de CD (álbuns), verificando-se, no sentido inverso, uma quebra nas vendas de singles, cassetes, mini-disc e vídeos musicais.<br /><br />Nuno Galopim - DN, 10/09/2001glbhttps://www.blogger.com/profile/02341187067175710996noreply@blogger.com