VINIL VS. CD - queda livre
Numa primeira aproximação ao gráfico construído com base nos números da
Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) para os LP e CD Top (designação
atribuída aos suportes vendidos em «full price», isto é, em preço normal),
é clara a queda de vendas dos LP e a subida lenta (mas imparável) dos CD.
O vinil de longa duração desceu de pouco mais de 2 milhões e 100 mil
unidades em 1987 para pouco menos do que 750 mil unidades em 1991.
Somadas, as unidades vendidas em 1987 e em 1991 apresentam una enorme
disparidade: cerca de 2 milhões e 350 mil unidades (LP e CD) para o
primeiro ano considerado, e apenas cerca de 1 milhão e 650 mil unidades no
último caso (igualmente LP e CD). Embora possa parecer que a redução da
procura se manifestou negativamente na indústria, a verdade é que a
facturação de 1991 é superior à de 1987. Isto porque o preço do CD é
bastante superior ao do seu equivalente em vinil.
Só no último ano é que as vendas de CD suplantaram as de LP. Mas é
importante referir que os dados fornecidos, pela AFP só se reportam aos
três primeiros trimestres de 1991. Ou seja, o Natal, tradicionalmente uma
época em que as vendas são maximizadas, não está incluído ainda nas contas
do ano que passou. E tudo leva a crer (nomeadamente dados dos anos
anteriores) que, feitas, as contas, as vendas dessa época conduziram a uma
subida ainda mais notória dos CD em relação aos LP.
Finalmente, há que referir o gráfico dos singles. A linha assustadoramente
descendente toma redundantes quaisquer comentários. O single é, de facto,
uma espécie quase extinta.
Jornal Se7e, 1992
Os ingleses queixam-se de falta de novos artistas de sucesso, os franceses lamentam a concorrência entre as grandes cadeias de retalhistas, os espanhóis estão preocupados por a extinção do vinil não ser acompanhada por suficiente crescimento do CD. Em contrapartida, os empresários portugueses estão satisfeitos, uma vez que o nosso mercado, de 1989 para 1990, registou um aumento de facturação na ordem dos quarenta por cento (de 3.768.112 para 5.275.202 contos), segundo a contabilidade da Associação Fonográfica Portuguesa (AFP), que integra a maioria -- mas não todas -- as empresas do sector.
Público, 1991
O facto de a performance comercial da cassete áudio, ao contrário de todos os formatos do disco em vinil, não ter sido afectada pelo boom do disco compacto é uma das conclusões mais significativas que se tiram (...).
Público, 1991
uma cotação em função da procura, se não classifica discos, classifica o público comprador - A Mosca, 03/05/1969
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1 comentário:
Está tudo acabado entre os UHF e a Edisom, na altura em que estava prestes a findar o contrato de três anos que a banda assinara com esta editora – “um divórcio de comum acordo” – nas palavras de António Manuel Ribeiro, líder dos UHF, que aponta como motivos para a separação, aspectos ligados a uma promoção deficiente: “Muitas vezes foi difícil à Edisom furar um certo círculo onde quase todas as chamadas multinacionais trabalham muito bem.” Os UHF queixam-se, por exemplo, de, ao contrário de outros artistas da editora, “nunca terem visto o seu trabalho ser editado em mini-cassete”, formato que consideram ser o que mais vende em Portugal. “Opções editoriais” que a banda de Almada diz “respeitar”, mas não poder já aceitar. Neste momento os UHF preparam o lançamento do seu próprio selo, “UHSom”, que inclusive poderá vir a editar trabalhos de outros artistas. (1991) https://www.profelectro.info/fm/2023/01/24/uhf-uhf-deixam-a-edisom-noticia-2/
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