terça-feira, 20 de março de 2018

Grande Prémio do Disco

O Grande Prémio do Disco era uma espécie de top (por votação) existente em Portugal em 1965/66.

Foi organizado pela revista "Rádio & Televisão" e pelos programas da Rádio Renascença, "Enquanto For Bom Dia" e "23ª Hora".

Basicamente, o top funcionava com os votos semanais dos leitores e dos ouvintes.

Para a história, eis o 1º Grande Prémio do Disco, datado de 11 de Setembro de 1965:

 1 - Help! - Beatles
 2 - Esquece - Ekos
 3 - Capri C'Est Fini - Hervé Vilard
 4 - Chove - Conjunto Académico João Paulo
 5 - House Without Windows - Cliff Richard
 6 - C'Est La Première Fois - Felix Marten
 7 - Trains And Boats And Planes - Burt Bacharach
 8 - Quand Un Bateau Passe - Claude François
 9 - With These Hands - Tom Jones
 10 - De Homem Para Homem - Tony de Matos

Como é fácil de ver - aos olhos de hoje - o povo estava mesmo baralhado quanto às suas opções. Nem sequer a indústria discográfica se equipava com singles para as suas estratégias de promoção e de marketing.

Em suma, a indústria discográfica era naquela altura praticamente inexistente.

Os Beatles aguentaram 5 semanas no primeiro lugar (quem disse que os portugueses preferiam os Rolling Stones aos Beatles? Nesta lista de 50 canções, a melhor coisa que os Stones conseguem é um 14º lugar com "Satisfaction"), tendo sido substituídos no cimo, a 16 de Outubro de 1965, por "Hully Gully do Montanhês", do Conjunto Académico João Paulo ("Satisfaction" só tinha subido para 7º).
Como o povo precisava de arejar - para esquecer a guerra colonial e outras agruras do regime ditatorial - o Teatro Monumental, em Lisboa, graças à visão de Vasco Morgado, funcionava como uma espécie de catedral do ié-ié.

Naquela altura, desempenhou o mesmo papel que, anos mais tarde, pertenceu ao Coliseu ou ao Dramático de Cascais (este já foi abaixo).

Ainda antes do famoso Concurso Ié-Ié, de que os Claves sairiam vencedores, o Teatro Monumental, em Lisboa, abriu as suas portas à música no dia 02 de Fevereiro de 1966.

A ideia foi a de festejar o ano de 1965 em termos musicais, uma espécie de NME Pollwinners Concert (que, diga-se de passagem era sempre dominado pelos Beatles).

Segundo relato da época, a festa do Monumental foi um "autêntico espectáculo de ídolos, em que algumas das mais recentes e promissoras vedetas do disco colheram os aplausos delirantes de uma vasta e entusiasmada audiência".

A segunda parte do espectáculo foi preenchida com a entrega de 18 prémios, 10 dos quais para o top 10 do Grande Prémio do Disco, 5 para editoras de discos portugueses, como agradecimento pela colaboração prestada ao referendum (sic), e que foram a Valentim de Carvalho, Rádio Triunfo, Arnaldo Trindade & Cª, Philips Portuguesa e Telectra, e os restantes aos autores e à orquestra da canção classificada em primeiro lugar ("Hully Gully do Montanhês", do Conjunto Académico João Paulo).



Para a história aqui fica o Top 10 da classificação final do Grande Prémio do Disco-1965:

1 - Hully Gully do Montanhês - Conjunto Académico João Paulo
2 - Não Sei De Ti - António Calvário
3 - Chove - Conjunto Académico João Paulo
4 - Help! - Beatles
5 - Esquece - Ekos
6 - Nem Eu Nem Vocês - Simone
7 - Sonha - Madalena Iglésias
8 - (I Can't Get No) Satisfaction - Rolling Stones
9 - Viens Ma Brune - Adamo
10 - Yesterday - Beatles

Blog Ié-Ié



No youtube há um vídeo com os mais populares de 1966 Grande Prémio do disco (Revista Flama) - 1966  mas apenas aparece do nº 21 ao nº 40.



40 Good Vibrations - The Beach Boys 39 Sol De Inverno  - Simone de Oliveira 38 What Would I Do - Cliff Richard 37 Tombe La Neige - Adamo 36 Sonha - Madalena Iglésias 35 L'amitié - Françoise Hardy 34 Pourquoi Mon Amour - Mireille Mathieu 33 Love Me Please Love Me - Michel Polnareff 32 No Milk Today - Herman's Hermits 31 Monday Monday - Mamas And Papas 30 Paperback Writer - The Beatles 29 Wind Me Up, Let Me Go - Cliff Richard 28 Missing You - Sheiks  27 Mourir Ou Vivre - Hervé Vilard 26 A Banda - Simone de Oliveira 25 Strangers In The Night - Frank Sinatra 24 Merci Cherie - Udo Jurgens 23 Dolce Paola - Adamo 22 Quero Que Vá Tudo Pro Inferno - Roberto Carlos 21 Mon Credo - Mireille Mathieu

https://www.youtube.com/watch?v=UU8QuTjoxOM

Sem comentários:

Sucessos dos anos 80

Lista preparada por Marco Ferrari no site UKMIX versão de 30-11-2016 Singles released in 80s, which charted in Portuguese TOP10. The list wi...

Mais Vendidos