Em 20 de Outubro de 1984, a conhecida revista Billboard informava, através do seu colaborador Fernando Tenente, que a RTP e a GPPFV iam produzir o programa "Discos No Top" e que pela primeira vez era feita uma tabela com alguma credibilidade e de forma oficial. As listas anteriores, organizadas por algumas publicações periódicas como a revista Música & Som, limitavam-se a recolher dados de algumas das discotecas mais importantes.
O programa começou em Outubro de 1984 tendo sido escolhido os sábados ao fim da tarde para as primeiras emissões.
Logo a seguir ao fim do programa "Top Disco", em Outubro de 1986, apareceu o programa "Super Trinta" com uma tabela mais alargada e com a utilização da voz-off de António Macedo em vez de um apresentador.
O programa "Supertrinta" terminou em Outubro de 1987. Depois a tabela de vendas chegou a ser divulgada no programa "Vivamúsica".
Em 1991, a AFP (sucessora da GPPFV e da UNEVA) e a RTP começaram o programa "Top +" destinado a divulgar os discos mais vendidos de cada semana depois de algum tempo em que tal não aconteceu. Apesar da mudança habitual de cenários ou de apresentadores o formato não tem variado muito embora seja um dos programas mais antigos em exibição.
Sem comentários:
Enviar um comentário