segunda-feira, 1 de março de 2010

Top Disco



Em 20 de Outubro de 1984, a conhecida revista Billboard informava, através do seu colaborador Fernando Tenente, que a RTP e a GPPFV iam produzir o programa "Discos No Top" e que pela primeira vez era feita uma tabela com alguma credibilidade e de forma oficial. As listas anteriores, organizadas por algumas publicações periódicas como a revista Música & Som, limitavam-se a recolher dados de algumas das discotecas mais importantes.

O programa começou em Outubro de 1984 tendo sido escolhido os sábados ao fim da tarde para as primeiras emissões.


Logo a seguir ao fim do programa "Top Disco", em Outubro de 1986, apareceu o programa "Super Trinta" com uma tabela mais alargada e com a utilização da voz-off de António Macedo em vez de um apresentador.

O programa "Supertrinta" terminou em Outubro de 1987.  Depois a tabela de vendas chegou a ser divulgada no programa "Vivamúsica".

Em 1991, a AFP (sucessora da GPPFV e da UNEVA) e a RTP começaram o programa "Top +" destinado a divulgar os discos mais vendidos de cada semana depois de algum tempo em que tal não aconteceu. Apesar da mudança habitual de cenários ou de apresentadores o formato não tem variado muito embora seja um dos programas mais antigos em exibição.

Sem comentários:

Sucessos dos anos 80

Lista preparada por Marco Ferrari no site UKMIX versão de 30-11-2016 Singles released in 80s, which charted in Portuguese TOP10. The list wi...

Mais Vendidos