VENDAS DE DISCOS EM PORTUGAL: GALARDÕES, DISCOS MAIS VENDIDOS, ETC...



segunda-feira, 16 de maio de 2011

Música Portuguesa em destaque

No dia 14 de Maio a SIC transmitiu uma peça relacionada com a tabela de vendas  nacional. A Música portuguesa domina cada vez cada mais o top de vendas. Esta semana, 9 dos 10 primeiros lugares são ocupados por artistas nacionais.

Nos últimos anos, a presença de artistas portugueses nas tabelas de vendas triplicou. A este facto não é de estranhar a introdução de quotas na Lei da  Rádio. Desde 2006 que 25% da programação radiofónica é dedicada à produção nacional.

Mas os números aparentemente optimistas escondem outra realidade. Hoje um primeiro lugar ronda as 700/800 cópias vendidas. Há sete anos ultrapassava as 2000.

O primeiro lugar da tabela é ocupado pelo disco de estreia dos Amor Electro. O numero 1 dos Amor Electro corresponde a 700 discos vendidos. Em Maio de 2004 Diana Krall chegou ao topo da tabela com mais de 2000 discos vendidos. Hoje um primeiro lugar ronda as 800 cópias por semana.

Eduardo Simões da AFP considera que este é um mercado em agonia onde houve 18 meses de total passividade do Governo perante o problema da pirataria na internet. A Associação Fonográfica Portuguesa diz que é preciso alterar a lei para travar os downloads ilegais.

Sem comentários: