VENDAS DE DISCOS EM PORTUGAL: GALARDÕES, DISCOS MAIS VENDIDOS, ETC...



quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O pequeno grande negócio da música

Xana Toc Toc ou os Caricas são desconhecidos entre quem não tem filhos. Mas os ídolos dos miúdos são assunto sério

O auditório da Fnac Chiado, em Lisboa, fica pequeno quando uma multidão de famílias o toma de assalto para conquistar um precioso autógrafo da Xana Toc Toc. Quem é ela? O novo ídolo da gente de palmo e meio, que canta e vibra ao som das suas canções. Por causa dela e de outros produtos infantis, a indústria discográfica recupera o fôlego, sobretudo no Natal, pois quando é altura de os adultos fazerem contas, está provado que é nos filhos que menos cortam. Cinda, mãe de Nicole, de três anos, comprova-o: "Antes comprava música para mim, mas agora é só para ela. O dinheiro não dá para tudo e neste momento eles são a prioridade", confessa, depois de sair vitoriosa com o disco autografado na mão. Só Nicole não desgruda os olhos do palco, com a mão a teimar num prolongado e sentido adeus.

Os fãs de Xana Toc Toc são pouco mais do que um metro de gente, que em bicos de pés e equilibrando-se a custo, aguarda na fila para os autógrafos. Nas mãos, biberões e chuchas. Apesar disso, esperam estoicamente mais de duas horas pelo autógrafo, uma foto e um beijinho. Os sorrisos igualam as birras na hora da despedida. Ao final da manhã, a segurança da Fnac foi obrigada a barrar o acesso às famílias que não paravam de chegar, para poder pôr termo à sessão. O entusiasmo de Kyra, de cinco anos, ilustrava o pouco que sabe explicar: "Gosto muito da Xana... de cantar e dançar com ela." E mais não é preciso.

NÚMEROS DE OURO

Tamanha paixão justifica que os novos ídolos da pequenada tenham sido em 2012 reis e senhores das tabelas de vendas de discos, DVD e espetáculos, quer no período Natal, quer fora dele.

Longe dos tempos de Suzy Paula com o seu ‘Areias’ ou dos Queijinhos Frescos de Ana Faria, agora são projetos como Xana, os Caricas ou as ‘As Canções da Maria’ que dão música aos putos e muito lucro.

O primeiro vídeo da Xana Toc Toc surgiu no Canal Panda em Abril de 2011. Contava a história de uma menina que "chegou à Ilha dos Sonhos e foi à procura de uma casinha para morar". O sucesso foi estrondoso e o disco não se fez esperar. Chegou no verão (2011), acompanhado por um DVD. Uma semana depois açambarca o primeiro lugar das vendas. O DVD mantém-se ainda no top 5 de vendas até aos dias de hoje, 75 semanas depois. Já é tripla platina.

Vanessa Fidalgo / CM, 06/01/2013

DVD's semana 2/2013

1 -  Panda E Os Caricas - Os Caricas
3 -  A Festa É Nossa - Xana Toc Toc
4 -  Canções da Maria - Maria de Vasconcelos
5 -  Xana Toc Toc - Xana Toc To
7 - Panda Vai À Escola
8 - Festival Panda 2011
10 - As Histórias de Xana Toc Toc -  Xana Toc Toc

Platina - 8000; Ouro - 4000

CD's

Outros discos como "Canções da Carochinha", "Panda Vai À Escola" ou  "Jardim de Infância" tem tido grande sucesso ao longo dos últimos anos. "Fantasminha Brincalhão" do Avô Cantigas atingiu o nº 1 da tabela geral.
Canções da Maria - Maria de Vasconcelos (#2, Platina)Panda E Os Caricas - Os Caricas (#3, Ouro)
Xana Toc Toc - Xana Toc Toc (#13, Ouro)
A Festa É Nossa - Xana Toc Toc (#22)
Vem Dai - Ricardo Reis Pinto (#22)

Sem comentários: