segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Gemini / Doce

Os Gemini foram a primeira banda portuguesa a receber oficialmente um disco de ouro [para o álbum "Pensando Em Ti"]. Venderam mais de 130 mil discos num ano. Em 1978, venceram o Festival da Canção e representaram Portugal na Eurovisão com o tema inconfundivel "Dai li dou".

Estávamos em [fins de] 1976, quando o tema "Pensando em Ti" explodiu nas tabelas de vendas. Foi um sucesso sem precedentes nas rádios, reproduzido ao vivo em concertos por todos o país. O grupo formado por Tozé Brito, Mike Seargent, Teresa Miguel e Isabel Ferrão tinha uma imagem distinta. Remava contra a maré. Em vez de seguir a tendência da época, o canto livre, optou pela pop, à imagem do que faziam na Europa os ABBA.

Esta semana o ‘Perdidos e Achados’ re-encontra os Gemini. Quisemos saber como recordam a banda, o sucesso e as músicas que marcaram uma geração inteira de portugueses.

SIC, 10/02/2013

Video

Considerando que os Green Windows tinham deixado de fazer sentido, os restantes elementos decidem que o Verão de 1976 seria o último Verão de espectáculos. São editados os dois últimos singles ("Lembranças" e "Só Eu Sei, Meu Amor") antes de mudarem de nome para Gemini. "Pensando em Ti", o primeiro sucesso dos Gemini, é editado em Dezembro de 1976. O single domina as tabelas semanas nos primeiros meses de 1977.

Em 1978 vencem o Festival RTP da Canção com "Dai Li Dou" e nesse mesmo ano recebem o primeiro disco de ouro para o álbum "Pensando Em Ti".

Na reportagem foi revelado que o nome do grupo (Gemini) era uma palavra que estava no isqueiro do manager da banda, Ivan H. Hancock, nome já referido neste blog pois esteve na génese das tabelas Top 20  e Top Música & Som.

Depois do fim do grupo, aquando da entrada de Tozé Brito para A&R da  Polygram, é formado o grupo Doce com dois elementos do grupo (Fátima Padinha e Teresa Miguel). Isabel Ferrão também foi convidada mas estava grávida.

Tozé Brito e Mike Sergeant foram autores de muitos dos temas das Doce. Nos primeiros espectáculos das Doce não havia músicas suficientes e tiveram de cantar temas dos Gemini.


Teresa Miguel em 1985 com galardões de Gemini e Doce
GEMINI: 1976 - 1979

(Discos em maior destaque)

SINGLES - PENSANDO EM TI - 1976 (Nº 1 TOP MÚSICA & SOM, SINGLE NACIONAL MAIS VENDIDO EM 1977)
ALBUNS - PENSANDO EM TI - 1977 (DISCO DE OURO - O 1º ATRIBUIDO EM PORTUGAL) / DAI LI DOU - 1978 (DISCO DE PRATA)

DOCE: 1979 - 1987

(Discos em maior destaque) 

SINGLES - AMANHÃ DE MANHÃ - 1980 (DISCO DE OURO + DISCO DE PRATA - Não existia o galardão de Platina) / DOCE - 1980 (DISCO DE PRATA) / ALI BÁBÁ - 1981 (DISCO DE PRATA - 4 º LUGAR NO FESTIVAL RTP DA CANÇÃO, MÚSICA MAIS VENDIDA DE SEMPRE RELATIVA A UM FESTIVAL DA CANÇÃO) / BEM BOM - 1982 (DISCO DE PRATA/

ALBUNS - OK.KO. - 1980 (DISCO DE PRATA) / É DEMAIS - 1981 (DISCO DE PRATA) / DOCEMANIA - 2003 (DISCO DE PRATA)

As Doce com os autores de "Amanhã de Manhã" (1980)


 (...) no Natal de 1973 decidimos criar os Green Windows», projecto que numa linha musical diferente da do anterior [1111] viria a conseguir alguns sucessos no seu trajecto. «Apostamos numa vertente assumidamente comercial e mercantilista, que não tinha nada a ver com a que fazíamos no Quarteto 1111. Tratava-se de música alegre, pensando no entretenimento puro e com uma componente lúdica muito forte» entende Tozé Brito que prosseguindo a sua "viagem" pelo passado recorda a estreia auspiciosa dos Green Windows: «O primeiro disco gravado foi o "Vinte Anos". E para surpresa nossa vendeu mais de 100 mil exemplares, que foi uma pedrada no charco porque em Portugal um disco vender-se dessa maneira era uma barbaridade» remata o autor com José Cid do tema.

Após a gravação do disco e apesar do êxito do projecto, Tozé Brito foi para Inglaterra, onde esteve dois anos a estudar numa faculdade em Londres. Período que, coincidindo com a prestação do serviço militar, fez com que o músico não viesse a ser mobilizado para a Guerra do Ultramar. Uma vez que o seu "regresso" ao país, foi após o 25 de Abril de 1974. «Fiz a tropa normalmente. E depois criei os Gemini no final de 1976». Isabel Ferrão, Teresa Miguel, Mike Sargent e o nosso interlocutor eram os elementos do quarteto de "Pensando em Ti", que segundo o último era a continuação dos Green Windows: «No sentido em que havia a preocupação de fazer música para divertir as pessoas. E penso que a aposta foi ganha porque conseguimos vender, sem exagero, centenas de milhar de discos, em 1976, quando estamos em pleno PREC (Processo Revolucionário em Curso) e haviam os cantores de intervenção e os cantos livres, com um estilo musical que ia contra a corrente do que então existia. Mas a nossa preocupação não era essa» apressa-se a esclarecer Tozé Brito que se refere aos suecos ABBA como fonte inspiradora para a fundação dos Gemini: «Não vou esconder, de forma nenhuma, que fomos um pouco na fórmula deles, os quais não tendo mais de um ano, vendiam milhares de discos no mundo inteiro. E os Gemini eram um pouco os ABBA à portuguesa» sustenta o fundador do projecto de que "Pensando em Ti" foi uma das canções mais populares.Entretanto Tozé Brito viria a ser convidado para ingressar nos quadros da então Polygram, actualmente Universal, como director de A&R (artistas e reportório) no departamento de música portuguesa. O que fez com que o quarteto, apesar de êxito que continuava a ter, viesse a terminar. «Mas ficámos com duas bebés na mão» conta o entrevistado aludindo a Fátima Pafinha e a Teresa Miguel «que nos perguntaram o que ia ser das suas vidas».

Uma questão à qual Brito "respondeu" com a criação de mais um projecto. Este totalmente feminino e que, igualmente, a exemplo dos anteriores fez história na música portuguesa sob o nome de Doce. «Tive então a ideia de ir à procura de mais duas. Uma foi a Lena Coelho que havia feito parte das Cocktail e nos últimos seis meses dos Gemini, substituindo a Teresa que tinha ido fazer uma peça de teatro. E a outra foi a Laura Diogo».

«Elas aparecem no Natal de 1979. E depois participam no Festival RTP da Canção em 1980 com o tema "Doce", o nome do grupo. A partir daí foram vários anos de sucesso contínuo» sublinha o mentor do projecto que se tornou na primeira “girlsband” portuguesa, apresentando não só um conjunto de canções que ainda hoje permanecem nos ouvidos de muitos portugueses, sendo "Bem Bom" e "Amanhã de Manhã" dois desses exemplos, como também um visual muito sugestivo.

Texto de José Savador/ DN Madeira, 09/02/2003

2 comentários:

adfg disse...

No "Inesquecível" dedicado a Tozé Brito dá imagens relativas à entrega do Disco de Ouro ao álbum "Pensando Em Ti" onde referem vendas de 56.000 unidades.

Anónimo disse...

Então Tozė Brito diz que os ABBA não tinham nem um ano em 1976?? Eles estrearam-se em disco em 1972 e já cantavam desde 1970, ganhando a Eurovisão em 1974. Parece ser um bocadinho mais que um ano.

Sucessos dos anos 80

Lista preparada por Marco Ferrari no site UKMIX versão de 30-11-2016 Singles released in 80s, which charted in Portuguese TOP10. The list wi...

Mais Vendidos